SEGUIDORES

13 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO É TUDO

A coragem é a capacidade que se tem de enfrentar os medos e desafios. Se existe uma qualidade inerente no brasileiro, sem dúvida nenhuma, é essa força que o leva todos os dias (apesar de todos os contratempos e dificuldades) de apostar em seus sonhos, corajosamente. Todo brasileiro é um guerreiro nato e aprende essa destreza na fórmula milenar dos erros e acertos. É assim que funciona o jeitinho carioca tão popular de enfrentar a vida.



A vida é curiosa e estranhamente maravilhosa. Sempre em transformação e movimento. O homem está sempre pulando de um pólo para outro. Incessantemente. Argonauta numa aventura sem precedentes, onde o fim vira sempre um novo recomeço, e assim, sucessivamente. Ao mesmo tempo em que se chega ao fim de mais uma batalha vencida com muito suor e labuta, novos embates aparecem e há novas batalhas a se ganhar em prol: da melhoria de vida, da realização profissional, da estabilidade financeira, da satisfação pessoal, da qualidade de vida e da participação humanitária em busca da construção de um mundo melhor e mais justo.

Hoje, um dos maiores sonhos do país e de organizações beneficentes espalhadas pelo Brasil todo, é a mobilização para oferecer uma Educação melhor para o povo brasileiro. Acredita-se, que só a transformação pelo saber vai modificar a realidade crua e sem perspectiva dos quase 200 milhões de brasileiros que transitam pela vida.

Não que um título seja importante por si só. O Título só vai ter realmente valor quando toda a humanidade entender que o primordial será sempre o “ser humano”, por detrás de qualquer rótulo, por mais magnânimo que ele pareça. O importante de toda essa luta é que se caminha em busca do saber maior, que se adquire mais conhecimento e esse instrumento, não é uma arma que foi feita para dividir e matar. O saber é a essência da formação da cidadania.

Toda ciência serve a um só propósito: para que, através da cultura dos ancestrais, possa-se compreender de fato que o importante é o desenvolvimento de toda a humanidade. O conhecimento vem para partilhar, transformar e unificar todos os povos e seres racionais em busca do bem da coletividade.

A Educação é planetária. Tolo é o homem que acha que se basta sozinho! Ao longo da trajetória da vida, um ser humano está sempre lado a lado com outro, partilhando e aprendendo alguma coisa. Ininterruptamente. A Educação (esse processo de desenvolvimento da capacidade humana) é quem sempre orienta o presente para que se tenha a opção de um futuro melhor. E sem a esperança que o conhecimento traz, não há vida. Só se pode almejar novos horizontes, movidos por essa bússola. Não tem outra fórmula.

Todos brasileiros são irmãos e estão navegando no mesmo barco e indo na mesma direção: rumo a uma vida plena. Plena de cultura, plena de alegria, plena de saúde, plena de amor. Uma nova cultura é quem vai conduzir o Brasil a uma nova perspectiva de vida, mais pacífica e democrática.



Sim. É um julgo pesado o da Educação no Brasil, mas com certeza, é um grande ideal para guiar um povo sofrido que deseja apenas ser feliz. Nada mais. O povo brasileiro só quer viver com dignidade e ter direito a concretizar os seus sonhos.


É preciso investir em projetos educacionais e sociais que sejam facilitadores na busca de alternativas, para que a família brasileira possa acontecer à custa de seus próprios esforços. Só é preciso um pouco mais de coragem para abrir as portas do coração para um futuro diferente e renovador acontecer. Um futuro que assegurará a igualdade de direitos para todos brasileiros, fortificado pela força do saber. Num país que se assemelha a uma mãe carinhosa e dedicada, que ama e acolhe em seu seio todos os seus filhos sem distinção: de cultura, de classe, de idade, de cor ou ideais.

Um país com ideais simples, porém, voltado para a diversidade racial, para a justiça e para a fraternidade. Só assim aniquilaremos, definitivamente, a fome através da transformação pelo saber.





Porque a Educação é tudo!

Déia Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu contato é muito importante para mim, por isso, deixe seu comentário. Obrigada pela visita!

Georgete Reis