SEGUIDORES

9 de outubro de 2011

INCLUSÃO SOCIAL


A inclusão social diz respeito a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade em que vivem. Indivíduos que nascem com características diferentes da maioria da população ou que não possuem condições financeiras dentro de um padrão imposto e aceitável pela sociedade.


Grande parte desse grupo sofre devido a sua natureza típica, como a cor da pele, altura, peso, deficiência ou uma doença específica. Pode-se citar entre esses grupos: os idosos, os negros, os gordos, os cadeirantes, os aidéticos, os deficientes visuais, físicos ou mentais.





Apesar de o mundo estar fechado para mudanças em relação a esse problema, desde 1981, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um decreto que fez com que as pessoas percebessem que os portadores de necessidades especiais merecem os mesmos direitos que os outros cidadãos. Esse ano passa a ser conhecido como o "ANO INTERNACIONAL DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIAS (AIPPD)".

Conseqüentemente, foram implantadas algumas ações e projetos que começaram a facilitar a inclusão social desses indivíduos. O que é muito gratificante. Como por exemplo: o sistema de cotas nas universidades, a inserção no mercado de trabalho, rampas que permitem aos cadeirantes livre acesso às escolas, meios de transportes, etc.

Compreender as diferenças ajuda a construir valores morais sólidos, fortalecendo o caráter e fazendo com que todos tenham as mesmas oportunidades na vida. Já que ninguém é igual a ninguém. Todo mundo é diferente.

Déia Reis

Um comentário:

  1. Amei visita-los, estou pesquisando sobre deficiência, e nossa sociedade precisa acordar para os eficientes, parabéns.

    ResponderExcluir

Seu contato é muito importante para mim, por isso, deixe seu comentário. Obrigada pela visita!

Georgete Reis