SEGUIDORES

29 de outubro de 2011

PAULO FREIRE



Paulo  Reglus Neves Freire - Educardor e filósofo brasileiro. Seu trabalho foi dedicado a àrea da educação popular ( escolarização e conscientização política).É um dos pensadores mais brilhantes na história da Pedagogia Mundial, influenciando o movimento da "pedagocia crítica". Acreditava que o educando precisava se libertar de chavões alienantes, para criar a sua própria educação, construindo seu próprio caminho. Um dos seus materiais de estudo foi a "filosofia da linguagem" e trabalhou também com os analfabetos pobres.

Seu primeiro livro foi publicado no Brasil, em 1967, com o título de " Educação como Prática da Liberdade". Entretanto, entra para a história da Educação Brasileira, passando a ser conhecido mundialmente com o  livro  "Pedagogia do Oprimido", que só vem a ser publicado no Brasil, em 1974, por causa da briga política entre a ditadura militar e o socialismo cristão.

Paulo Freire foi preso, em 1964, e passou por um período de exílio na Bolívia e no Chile. Quando o General Geisel assume a presidência do Brasil e começa o processo de abertura política e à anistia em 1979, Freire finalmente retorna ao país, uma ano depois, filiando-se ao Partido dos Trabalhadores e atuando como supervisor do programa do partido para a alfabetização de adultos.

Algumas realizações:

- Foi secretário de educação da Cidade de  São Paulo, criou o Movimento de Alfabetização - (MOVA) voltado para a Educação de Jovens e Adultos e deliniou uma  Pedagogia da Libertação.

Obras em Destaque:

- Educação Como Prática da Liberdade (1967);
- Pedagogia do Oprimido (1970);
- Extensão ou Comunicação (1971);
- A Importância do Ato de Ler (1982);
- Educação Popular (1982);
- Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagodia do Oprimido (1992);
- Pedagodia da Autonomia (1996);
- Pedagodia da Indignação (2000).

Paulo Freire - 1996

Fonte: Wikipédia - Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu contato é muito importante para mim, por isso, deixe seu comentário. Obrigada pela visita!

Georgete Reis