SEGUIDORES

12 de outubro de 2011

TÉCNICAS DE REDAÇÃO



Esta sessão é a continuação da página "Como Ser Um Escritor". Aqui você vai encontrar algumas dicas de como melhorar a qualidade do seu texto. O que estou aprendendo, repasso a vocês, e espero que seja útil como tem sido para mim.

Para começar, algumas técnicas de redação podem facilitar muito a sua vida e fazer com que seu texto fique mais claro e interessante.

  • Abreviações: São proibidas nas redações. Nunca use-as.
  • Acentos: Utilize os acentos ortográficos com clareza e dentro da norma estabelecida do Português Formal.Os acentos devem ser centralizados e não distantes ou de lado. Faça-os de tamanho normal. Nem grande e nem pequeno.
  • Gírias: Evite utilizá-las. Caso use a gíria,lembre-se de que ela deve vir entre aspas. Ex: "beleza", "sinistro", etc.
  • Frases Feitas: Conhecidas também como chavões, clichês, lugares comuns. Nunca utilize a frase feita pois ela só empobrece o texto, demonstrando que você não tem idéias novas e originalidade. Use seu bom gosto e acrescente um novo colorido as palavras.
  • Clareza: Para não cair no erro, redija frases curtas. É isso mesmo! Use o "ponto" à vontade. Evite períodos longos. Nunca se contradiga e não deixe nada subentendido. Evite vocabulários rebuscados.
  • Conclusão: Termine suas redações, mas não use as seguintes terminologias: Ex: concluindo, em resumo, nada mais havendo, poderia ter feito melhor mas o tempo foi curto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu contato é muito importante para mim, por isso, deixe seu comentário. Obrigada pela visita!

Georgete Reis