SEGUIDORES

15 de novembro de 2011

VARIAÇÃO SOCIAL E ADONIRAM BAROBOSA

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que escrita e oralidade são duas coisas que se completam, mas possuem papéis diferentes. A escrita tem o dever de seguir as normas da gramática em determinados contextos, enquanto a oralidade é livre, já que a língua é viva.

Sim. Ela é volúvel, no bom sentido da palavra, já que ela se adapta a vários contextos de comunicação. Outra característica da linguagem é que ela sensível ao extremo, e como a própria sociedade, sofre mutações com os passar dos séculos. Transformações sociais, regionais, de gênero, grau de formalidade ou informalidade da circunstância vivenciada, etc.

O principal objetivo da língua é criar uma identidade social e promover a integração social entre os interlocutores envolvidos no diálogo. Levando em conta esses aspectos fundamentais, a letra da música “Tiro ao Álvaro”, do compositor e cantor Adoniran Barbosa, não pode ser levada em conta como uma produção de texto ineficiente e com erros gramaticais. Já que a Variação Linguística é um fenômeno que acontece em todas as línguas e não só no Português. É um fenômeno natural em todo o mundo. Os ingleses, os italianos, os franceses, todas as nações sentem o efeito dessa magia. E isso não é ruim, ao contrário, é magnífico, porque tem a ver com pluralidade cultural e olhares diversificados.

É através da linguagem que uma sociedade se comunica e retrata o conhecimento e entendimento de si própria e do mundo que a cerca. É na linguagem que se refletem a identificação e a diferenciação de cada comunidade e também a inserção do indivíduo em diferentes agrupamentos, estratos sociais, faixas etárias, gêneros, graus de escolaridade. (LEITE, 2002)

Adoniran Barbosa poderia ter escrito as suas canções e ter contratado um revisor para corrigi-las, em busca de uma linguagem padrão formalizada.  Até mesmo porque, ele foi alvo, inúmeras vezes, de preconceito lingüístico e grafocêntrico por cantar e escrever como falava.  Mas isso não honraria suas origens humildes ou espelharia uma época. Já que as músicas do cantor retratavam o cotidiano dos paulistas e dos imigrantes italianos de baixa renda, em São Paulo. O mal que acometia o compositor tinha nome, Variação Social. Ele sofria e promovia a diversidade dos falares e sua principal função era representar a comunidade através das suas canções. O mestre do samba reproduzia o que vivenciava, sentia e via, na Cidade da Garoa. Ou seja, ao som inesquecível de suas melodias construía sua identidade, ao mesmo tempo em que representava sua classe social.

Enfim, o que estudos nos mostram é que o compositor sabia muito bem da importância que a repercussão de suas músicas teria na sociedade brasileira. Mas o que ele almejava era atingir o princípio fundamental da comunicação, ser compreendido. Falar de igual para igual. Falar do povo e para o povo brasileiro. E o resultado, não se contesta. Foi magistral.

“Não é fácil escrever errado como eu escrevo, pois tem que parecer bem real. Se não souber dizer as coisas não diz nada...” (MUGNAINI, 2002: 9)

Levando em consideração o que foi dito, o principal objetivo do profissional em Letras é desenvolver o senso crítico em seus alunos. Só assim eles podem compreender a diferença entre língua e escrita, os seus contextos e finalidades de utilização, além de respeitar a diversidade cultural linguística.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu contato é muito importante para mim, por isso, deixe seu comentário. Obrigada pela visita!

Georgete Reis