SEGUIDORES

13 de março de 2012

CIDADÃO GLOBAL BRASILEIRO

     Fiquei procurando alguma referência que pudesse me ajudar a definir o que é ser um cidadão global. Como definir o cidadão brasileiro nesse contexto? Esse trabalho foi solicitado na aula de Cultura Brasileira e por mais que eu tivesse tentando encontrar conceitos definitórios, nada me agradava. Eu não conseguia apreender o sentimento por trás de um conceito tão importante e ainda um pouco misterioso para mim, confesso.
  Viajando na internet encontrei um vídeo, que apresentava o resgate emocionante de cerca de 30 golfinhos que ficaram encalhados na Prainha, em Arraial do Cabo, na semana passada, no dia 05 de março.
     A história do salvamento virou febre nas redes sociais e apesar do vídeo ser pesado e travar algumas vezes, vale a pena ver até o fim. Não deixem de assistir, pois é uma experiência única. E, graças a deus, termina com uma saravaida de palmas da população que estava no local, diante daquele ato tão significativo de cidadania global.  Fiquei emocionada, com um bolo na garganta e por pouco não abri o berreiro.
  Carlos Costa, morador do Rio de Janeiro e gestor de vendas, estava de férias em Arraial com sua esposa, quando inesperadamente um cardume de golfinhos atola nas areias escaldantes da Prainha, por volta das 07h30min. O desespero dos animais foi agoniante, confesso que o vídeo me emocionou bastante em todos os aspectos. Apesar de estar ferido na perna e de confessar que estava receoso, o apelo de morte eminente foi maior do que os seus medos.  Carlos pula na água tentando recolocá-los de volta ao mar. É uma cena muito triste, pois, percebemos claramente que cada minuto perdido significa a morte certa, para aqueles animaizinhos tão queridos. Quem é que não gosta de golfinhos, gente?
     De repente começa a chegar de gente de todo lugar: moradores, banhistas e até funcionários Empresa Cabista de Desenvolvimento Urbano e Turismo do Município de Arraial do Cabo (Ecatur), que trabalham na limpeza das praias, e freneticamente, começam a se atirarem na água, tentando salvar o máximo de golfinhos que podiam.
O Pesquisador da Fiocruz, Salvatore Siciliano, especialista em fauna marinha, informou que a forma como foi feito o salvamento foi completamente inadequado. Puxar os golfinhos pelo rabo poderia ter matado a todos, por ser uma região muito sensível para eles. Mas que o momento exigia uma medida drástica e que os “salvadores” fizeram o que deveriam ter feito.
Carlos Costa e os demais brasileiros, que se arriscaram em favor dos golfinhos, não estavam preocupados com a administração do governo, nem com as eleições que estão chegando e muito menos com interesses pessoais. O que eu vi ali foi um ato de cidadania global, em prol do Planeta Terra e dos seres que coabitam conosco nesta viagem maravilhosa que é a vida.


Salvar golfinhos que podem viajar além dos limites das fronteiras de qualquer país, em prol da vida do planeta e de todo universo, é ser um cidadão global brasileiro. E digo mais, veicular essa divina experiência em todas as redes sociais, para que TODO o mundo tivesse acesso a essa informação valiosíssima, é mais um exemplo de cidadania global. Só me resta deixar aqui minhas sinceras felicitações por um ato tão singelo de cidadania.
Enfim, não sei se consegui sucesso nesta tarefa tão difícil de explicar um sentimento tão subjetivo do homem, que é a cidadania. Mas com certeza, aprendi muito nas pesquisas que desenvolvi para chegar ao meu ponto de vista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu contato é muito importante para mim, por isso, deixe seu comentário. Obrigada pela visita!

Georgete Reis