SEGUIDORES

27 de maio de 2012

PROSOPOPEIA ou PERSONIFICAÇÃO

Prosopopeia ou personificação é quando o eu lírico atribui ações ou sentimentos próprias dos seres humanos a seres inanimados. É uma figura de linguagem que além de atribuir vida às coisas inanimadas, também faz falar os mortos.



Pires afirma existir dois casos de prosopopeia:

1. Personificação – reconhece traços e reações físicas de pessoas em coisas.

Exemplos:

Os prédios são altos e se espreitam traiçoeiramente com binóculos na sombra”. 
(Rubem Braga)

"O pão olhava para ele como se lhe dissesse, coma-me."

"O Cafezal é a soldadesca verde
que salta morros na distância iluminada
um dois, um dois, de batalhão em batalhão,
na sua arremetida acelerada contra o sertão.[...]"
( Cassiano Ricardo. Poesia para Infância, Ulisseia.).


2. Animismo – reconhece reações espirituais nas coisas.

Exemplos:

 “Naquela noite serena”.

" O dia amanheceu alegre e cheio de disposição, era dia de Festa da Padroeira da cidade."

A prosopopeia é comum nas fábulas e apólogos, pois os animais ou seres inanimados ganham vida, expressando características humanas: falam, gritam, sofrem, expressam seus sentimentos.

Observação: Apólogo é uma narrativa que propagava valores morais através de personagens fictícias ou reais.

Exemplo: 


Apólogo de Jotão - Bíblia 

"[...] E, dizendo-o a Jotão, foi e pôs-se no cume do monte de Gerizim, e levantou a sua voz, e clamou e disse-lhes: Ouvi-me, cidadãos de Siquém, e Deus vos ouvirá a vós; Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre nós. Porém a figueira lhes disse: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, e iria pairar sobre as árvores? Então disseram as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós. Porém a videira lhes disse: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores? Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós.[...]


(Juízes 9:7-14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu contato é muito importante para mim, por isso, deixe seu comentário. Obrigada pela visita!

Georgete Reis